Tuesday, May 1, 2007

O Presidente da República foi ao Parlamento questionar os deputados sobre se valerá a pena manter este ritual de discursos no 25 de Abril que, alegadamente, já pouco diz aos mais jovens.

A primeira figura da Nação é convidada a discursar na Assembleia da República e, em vez de agradecer o convite, mostra desagrado por ter de discursar no 25 de Abril e faz questão de, fugindo à praxe, dispensar o cravo vermelho na lapela. Ora, é caso para perguntar: se aquilo é um ritual já sem sentido, por que aceitou Cavaco Silva convite?

Em segundo lugar, o Parlamento é a Casa da Democracia. Se não vale a pena comemorar o 25 de Abril neste lugar, onde valerá a pena?

Em terceiro lugar, não é verdade que o 25 de Abril pouco diga aos mais jovens. Ele continua a ser comemorado por todo o País - nos municípios, nas escolas, nas associações de bairro - com a presença de muitos jovens. Com tantos assessores, a Presidência da República, anda muito mal informada. É pena.

A causa da liberdade não passou de moda, nem passará nunca. Se há feriado que valha a pena ser recordado e comemorado é o Dia da Liberdade. De um Presidente da República, o que se espera é que exalte os valores da Liberdade e recorde perante os cidadãos - mais ou menos jovens- a sua importância para a dignidade humana. Ficamos à espera do discurso do Presidente da República em 2008. Se houver...

No comments: